Bem - vindo! Aqui vamos postar tudo que aprendemos em artes, com nossa professora Gisele =D

segunda-feira, 14 de março de 2011

Definição da Festa Junina- Isabella n 12

 A tradição da festa Junina aqui do Brasil foi inflência, principalmente, de Portugal junto à,também alguns outros países europeus. Recebeu o nome de Junina ( inicialmente Joanina) porque se realiza no mês de Junho. Teve origem nas festas dos santos populares de Portugal:  Santo Antônio, São João e São Pedro. A festa Junina, aqui, se inicia 12 de junho (véspera do dia de Santo Antônio) e termina dia 29 ( dia de São Pedro), enquanto o ponto mais elevado da festa ocorre nos dias 23 e 24 por ser o dia de São João. 


No nordeste, a Festa Junina é muito típica. Em Campina Grande, na Paraíba, a festa atrai muitas pessoas. 




Fontes de pesquisa:
http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/festa-junina.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Festa_junina

sábado, 12 de março de 2011

Músicas das Festas Juninas - Caroline 09 7C

Nas festas juninas, um dos intens mais importantes é a trilha sonora. Dentre a grande diversidade musical e rítmica do Brasil, o forró se tornou-se tradição  nessas festas.

O termo forró é de origem africana, e inicialmente era  apenas uma festa na qual se dançava arrastando os pés. Mas,depois que se tornou uma paixão pelas pessoas, a palavra forró fundiu-se ao significado de um gênero musical perfeito para as danças festivas dessa época do ano. Esse ritmo é mais popular no Nordeste. Os mestres do forró Luiz Gonzaga e Dominguinhos, não podem faltar nas festas afinal, é difícil ficar parado ao som de clássicos como: "Asa Branca", "Eu só quero um xodó" e "Xote das meninas".

Para os casais são recomendados: "ABC do sertão" e "Forró no escuro", as duas de Luiz Gonzaga.

Nos anos 90, o forró se popularizou nas festas universitárias, conhecido como o “Forró Universitário”, que é confundido com o xote pelo compasso contínuo, um pouco mais lento.

pessoas tocando o forró com seus instrumentos.

sanfona

Fonte:

http://bbel.uol.com.br/festas-e-casamento/post/musicas-para-festas-juninas.aspx

sábado, 5 de março de 2011

Dança da Festa Junina - Laura Reis n° 17

     A comemoração da festa junina é realizada em muitos lugares, porém, em cada lugar, a comemoração é realizada diferentemente. Mas, a comida e o cenário geralmente são os mesmos, entre eles fogueiras, balões, milhos, brincadeiras e bebidas.
     A noite, a fogueira é acesa e a folia começa. A fogueira é acesa e todos começam a dançar. Entre as danças típicas, existem muitas.
      Uma delas, é a quadrilha, também chamada de quadrilha caipira ou quadrilha matuta. Essa dança é muito comum. É dançada em pares e é aberta para noivos e para noivas, pois a dança representa a grande cerimônia do casamento. A quadrilha surgiu em Paris, no século XVIII. A dança surgiu no Brasil durante a Regência e começou a fazer sucesso nos salões brasileiros, no século XIX, principalmente no Rio de Janeiro. Os instrumentos que acompanham essa típica dança são a sanfona, o triângulo e a zabumba.


Representação da quadrilha












Representação da quadrilha